O dia de Nossa Senhora de Fátima de 2017 foi marcado por um momento especial e importante à Região Pastoral de Altamira, porque foi instituída no território da Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição a Área Pastoral Pe. Frederico Tschol numa celebração eucarística presidida por Dom João Muniz Alves, na Igreja de um dos novos reassentamentos urbanos, denominado JATOBÁ.

 

A criação desta nova área pastoral tem como objetivo um maior acompanhamento, assistência e presença missionária da Igreja em 4 bairros novos da cidade: Jatobá, Água Azul, Paixão de Cristo e Viena. Bairros esses que foram organizados para acolher os moradores das áreas de risco afetadas com os impactos da construção da Hidrelétrica de Belo Monte e que já estavam organizados em comunidades eclesiais de Base como Comunidade São João Batista (Baixado do Tufi) São Benedito (Aparecida), Nossa Senhora Aparecida (Peixaria) e Santa Maria de Matias (Açaizal) e parte dos Bairro Aparecida, Boa Esperança, Independente I e II.

 

Essa nova área pastoral está sob a responsabilidade e acompanhamento pastoral missionário da Congregação Verbo Divino através do Pe. Rudolvus Julius Oetpah, SVD e Pe. Patrick Francis Brennan, SVD e com a colaboração das irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã.

 

A Área Pastoral recebeu o nome de Pe. Frederico Tschol em homenagem a esse grande missionário, visionário e de total dedicação ao serviço pastoral e social na região de Altamira de 1958 a 2016. E que retornou ao Pai em 16 de outubro de 2016.