FaceBook  Twitter  

A posse do novo Bispo do Xingu, Dom Frei João Muniz Alves, foi um acontecimento esperado com ansiedade pelo povo católico da Região, mesmo num dia chuvoso boa parte desse povo esteve presente, para dar boas vindas ao Dom João e também agradecer ao bispo Dom Erwin pela sua caminhada junto ao povo desta imensa prelazia.

Momentos iniciais: o povo acolhe Dom João e quer uma lembrança deste momento (uma fotografia) com ele. (adicionado o vídeo no fim da matéria)

 

 


Enquanto os repórteres buscam informações dos bispos (Dom Wilmar Santin, Dom Pedro Contti)  arcebispos (Dom Alberto Taveira), mais pessoas chegam.


E logo os bispos foram acolhidos para a celebração em volta do altar e o povo entusiasmado  recebe cada bispo que é anunciado por Dom Erwin.

 

Mas falta chamar um bispo… Quem será? Nosso querido Bispo Dom João! Veio sorridente, tranquilo e em seu rosto a denúncia da felicidade de se sentir acolhido em sua nova casa pelos seus familiares, velhos e novos amigos da caminhada de evangelização.

 

 

O Ginásio Poliesportivo em festa pode ver o novo bispo da Prelazia do Xingu em frente ao Altar, acolhido por Dom Erwin e demais bispos do Regional e do Maranhão e por todo o povo presente.

 

 

Ato seguido: Dom Alberto Taveira dá a posse a Dom João, entregando-lhe a Mitra, o báculo episcopal e o conduz a cátedra e os sacerdotes manifestam obediência ao bispo (do mais antigos aos mais novos). E Dom João preside a celebração já como Bispo da Prelazia do Xingu.

 

 

 

Dom Erwin chama os representantes dos povos indígenas que dão as boas vindas ao Dom João.

 

A celebração bem organizada pela equipe de liturgia transcorre animada e com os olhares atentos do episcopado.

 

 

 

 

Dom João fala ao povo que vem somar nos trabalhos de Evangelização que a Prelazia vem desenvolvendo.


Momento da comunhão….


Dom João recebe uma homenagem (que postamos em um novo artigo no site) de seus amigos do Maranhão e uma imagem de São Miguel Arcanjo.

 

E ao final da celebração, Dom Erwin também recebe uma homenagem da Juventude como expressão da gratidão que todos tem pelo Bispo Emérito do Xingu.