Congregações

FaceBook  Twitter  
FaceBook  Twitter  

Quem não conhece Padre Frederico?! Ou, o Fred, como é chamado pelos mais próximos.

Pe. Frederico, com 87 anos de vida, hoje, faz 60 anos de sacerdote, um testemunho vivo de sacerdote que doa a cada dia sua vida e seu amor, ao serviço e a missão a qual o Senhor lhe confiou.

Muitos anos dedicados a nossa cidade de Altamira e outros municípios como Porto de Moz e  Medicilândia onde também foi o pároco por lá dividindo seu tempo entre os dois municípios por alguns anos na década de 90.

Em Altamira, por muitos anos foi Vigário da Catedral e esteve a frente de vários trabalhos “Samaritanos” entre os quais foi responsável pela criação de vários Bairros e  igrejas em nossa cidade.

Desde os tempos do Bispo Dom Eurico Krautler (antecessor de Dom Erwin) já era Vigário Geral da Prelazia (segunda pessoa depois do Bispo), ficando no cargo até o ano de 2009.

Um exemplo de sacerdote,  de humildade  e de dedicação ao Povo de Deus aqui no Xingu! Nosso querido Fred está de parabéns, a ele nosso obrigado e o obrigado de todas as famílias que ele ajudou como Pastor e amigo.

FaceBook  Twitter  

 

As Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã atuam na Comunidade da Imaculada há quase quarenta anos. Procuram ser presença de simplicidade e de serviço.

No dia 19 de abril tivemos a alegria de realizar a Missa de Ação de Graças pelos 180 anos de fundação de nossa Congregação, com a comunidade da Imaculada, no Bairro Brasília, em Altamira. Foi uma missa bem participada e dinâmica. Pe. Waldemar em sua homilia falou com entusiasmo sobre Madre Madalena. Pe. Alírio se fez presente e concelebrou.

Após a celebração houve o café da manhã partilhado. Houve boa participação de fa

 

mílias e membros da comunidade que trouxeram a sua partilha. Antes de saborearmos o gostoso bolo dos 180, os salgados, sucos, refrigerante, frutas e café, assistimos a apresentação de uma pequena peça teatral da vida de Madre Madalena, apresentada pelo grupo do GRUTBA.

Participaram desse momento conosco as 05 jovens simpatizantes, o grupo da Ordem Franciscana Secular e a catequista Keila que participará das comemorações dos 180 anos, em São Leopoldo, no RS.
Louvado seja o Senhor por mais esse momento de celebração de vida e de fé. “Deus cuida.”

FaceBook  Twitter  

 

A CRB nacional, em vista do ano da Vida Consagrada, organizou um Seminário para a Vida Consagrada, mas que, devido o grande número de inscrições, tornou-se um Congresso.

O mesmo aconteceu em Aparecida do Norte, em São Paulo, aos pés da Mãe Aparecida, nos dias 07 a 10 de abril de 2015.

Teve como tema: “Assumir o núcleo identitário da Vida Consagrada: atitude profética, processo mistagógico” e lema:” Não ardia nosso coração quando ele nos falava pelo caminho?” (Lc 24,32)

O objetivo geral, deste Congresso era “animar, fazer arder o coração da Vida Consagrada para a missão e a profecia, em vista da vivência da Radicalidade do seguimento de Jesus Cristo, com alegria e esperança.”

Foram dias maravilhosos, pois éramos mais de 2.100 Consagradas e Consagrados de todos os Estados do Brasil que num espírito de fraternidade, unidade, oração e comunhão passamos esses dias aos pés de Maria, nossa Mãe para buscar em Seu Filho, nela e na força das Consagradas (os) luz, irmandade e muita sintonia para sermos fiéis à missão.

O Congresso consistiu em momentos de animação, oração, conferências, Eucaristia, testemunhos, noite cultural, fila do povo... Além dos conferencistas foram convidadas (os): Ir. Mercedes Letícia Casas Sánchez, presidente da CLAR; Dom Jaime Spengler, bispo referencial da CNBB para a Vida Consagrada; Dom Pedro Brito Guimarães, presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados e Vida Consagrada, CNBB; Card. Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida; Dom Sérgio Arthur Braschi, Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial.

Todas as conferências estão disponíveis no site da CRB nacional.

A diretoria da CRB nacional e as equipes de serviços estão de parabéns, pelo empenho, dedicação e organização desse grande evento. Prova de unidade e da grande ação de Deus.

Agradeço a minha Província por ter me oportunizado participar desse Congresso, o primeiro na história dos 50 anos da CRB, no Brasil.

FaceBook  Twitter  

Hoje, foi um dia histórico para a Área Provincial do Pará, pois estávamos reunidas: Keila, Jezuína, Rejane, Maria da Paz e as Irmãs: Ignêz, Inês Maria, Maria Fritzen, Benedita, Celina, Aparecida, Else, Maria Knecht e Éria, aqui no Sítio Irmão Sol, para um dia de convivência, conhecimento, e troca de experiências. Tudo isso em preparação aos festejos de comemoração dos 180 anos de nossa Congregação que acontecerá em São Leopoldo – RS, no dia primeiro de maio deste ano.


Imagine a vibração das quatro senhoras que irão, representando as comunidades, nas quais trabalham as Irmãs. Seus olhos brilhavam, as perguntas fluíam, o interesse aumentava, “Deus proverá”. E, as irmãs procurando dar as maiores informações de forma simples, mas muito sábias.


Além da partilha do livro “Eco de uma frase, das expectativas, da caminhada de aceitação da família, para a viagem, também estudamos um pouco o histórico da Congregação. Brevemente vimos algumas fotos dos lugares de Madre Madalena e de São Francisco.


Valeu, apesar dos esforços para chegar ao Sítio, pelas distâncias, as chuvas e o carro na oficina. Deus cuidou. Ele é bom, Ele é muito bom!


Irmãs da Área Provincial do Pará

FaceBook  Twitter  

 

No dia 19 de novembro, Festa de Santa Isabel da Hungria, no ano de 1787 nasce em Ohé-en Laak, Holanda, uma menina frágil. Ela é a primogênita de um pobre casal camponês, Cornélio Damen e Gertrudes Van Bree.


Na casa pequena e modesta e no rigoroso inverno europeu a menina foi acolhida como uma grande bênção de Deus.


Levada à pia batismal de Echt, recebeu o nome de Maria Catarina e foi consagrada  a Virgem Maria.


Três anos depois nasceu a irmãzinha, Jeneke, registrada como Joana. O casal só teve estas duas filhas.


A confiança na Divina Providência foi, em todos os tempos do Cristianismo, a virtude característica dos pobres. Se a bondosa providência de Deus já era, em tempos normais, o refúgio de famílias como as de Cornélio Damen, quanto mais o terá sido nos tempos da juventude de Catarina, quando a sociedade estava vivendo o conturbado período da Revolução Francesa. Vezes sem conta a menina terá ouvido dos pais e dos moradores do povoado a expressão “Deus Proverá” – Deus já viu a situação!


A confiança inabalável de Catarina na Divina Providência tem aqui sua raízes.


A infância de Catarina passou depressa e ela teve que deixar a casa paterna para procurar emprego em Maeseyck.


Em 1810 os capuchinhos conseguiram retornar a Maeseyck e pelo tesetmunho de  fé e serviço ao povo, atraíram Catarina para a vida, espiritualidade e movimento franciscano. Ela professa na Ordem Terceira Secular em 1817, dia que considera o mais importante em sua vida.


Em 1825, Catarina vai servir em Heythuisen a pedido de Van Der Zant, primeiro trabalhando no cuidado das alfaias da igreja e mais tarde atendendo às necessidades das crianças, jovens e doentes, dedicando-se como verdadeira filha de São Francisco de Assis. Considerada incapaz e desajeitada, pelo sua vida de dedicação sem medida atraiu o carinho de todos e atriu novas seguidoras.


Deus sempre lhe inspirou o que fazer e ela sempre experimentou Seu Cuidado em cada passo e decisão para que a obra d’Ele se cumprisse em sua serva Catarina Damen.
Em 10 de maio de 1835 foi fundada a congregação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, no Antigo castelo do Kreppel que se tornou o Convento dos Sagrados Corações de Jesus e Maria.


Madre Madalena, seu nome de religiosa, sob o signo do “Deus Proverá” inspirou a muitas mulheres ao longo de 180 anos a servir e amar como irmã menor no meio do povo de Deus.


“Vivamos como verdadeiras filhas de São Francisco e Deus cuidará de nós” – dizia muitas vezes.


A congregação cresceu rapidamente nos anos seguintes em diversos lugares e em especial na dedicação da formação de criançass e jovens.


Neste ano de 2015, ao completar 180 anos de fundação, celebramos com grande gratidão a Deus pela vida, vocação e testemunho de Madre Madalena que ensinou a confiar no Deus Bom e Providente. Neste ano da Vida Consagrada, louvamos pelas irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã que estão espalhadas no Brasil, Guatemala, México, Estados Unidos, Alemanha, Holanda, Polônia, Rússia Branca, Tanzânia, Indonésia e Timor Leste.


Deus é Bom, mais que Bom – como dizia Madre Madalena pelas imensas e inúmeras graças que concedeu à congregação ao longo destes 180 anos de vida e missão.
Trabalhamos na educação, na pastoral paroquial e popular, na assistência social, na saúde  e todas as realidades que nos possibilitam ser presença de paz e bem junto aos irmãos e irmãs.


 No dia 10 de maio de 2015, queremos renovar em nós o desejo de sermos instrumentos dóceis nas mãos de Deus que sempre é Bom e Providente para construirmos o Reino de Deus.

                    Paz e todo bem para cada um e cada uma!!
                                  Província do Sagrado Coração de Jesus – Porto Alegre

FaceBook  Twitter  

Missionárias Servas do Espírito Santo

Missionárias Servas do Espírito Santo

da Adoração Perpétua (Irmãs Contemplativas)

Somos Religiosos Missionários: Padres, Irmãos e Irmãs que se consagram ao serviço da missão nas Américas, na África, Ásia, Oceania e Europa.

Respondemos ao chamado de Deus na busca do amor, fortalecidos pelo Espírito e pela Palavra.

Partilhamos nossa vida e missão em comunidades internacionais.

 


 

VOCÊ IMAGINA QUE DEUS QUER VOCÊ PARA

O SERVIÇO MISSIONÁRIO EM ALGUM LUGAR DO MUNDO?

No Brasil, nossa atividade missionária, realiza-se em zonas Rurais e Urbanas. Promovemos o Projeto e a Pessoa de Jesus nos diversos serviços conforme o nosso Carisma e Espiritualidade, prestando serviço em diversas áreas:

  • Animação Missionária,

  • Animação Bíblica

  • Comunicação

  • Justiça e Paz e Integridade com a Criação

  • Educação

  • Espiritualidade/Retiros

  • Formação de Lideranças

  • Povos Indígenas e Étnicos

  • Saúde

Na Prelazia de Xingu-Altamira, atuamos:

  • na Pastoral indígena e Ribeirinha em Altamira

  • na Saúde Alternativa - Placas

  • na Animação Bíblica e Missionária - Placas

  • na Formação de Lideranças das diversas Pastorais e Movimentos Sociais - Placas

 

O MELHOR LUGAR DO MUNDO É ONDE DEUS ME QUER.

Contactos:

- Pe. Patrício Brennan - Cel. (93) 8101-8626 (TIM) Av. João Pessoa, 1212, 68371-040 Altamira – PA

- Pe. Rodolfo Cel. (93) 8106-7240 (TIM) e Ir. Jorge – (93)8109-2636 (TIM), Rua Nossa Senhora aparecida, 32 - 68138-000 Placas – PA

- Irmãs: Helena (93)8121-1480, Marialva (93)8105-7681, Matilde - Cel. (93)8101-3037 – Rua Santo Antônio, 53 c/Trav.Benigno – 68138-000 Placas - PA

 

FaceBook  Twitter  

No sábado, 10 de maio, o nosso irmão e diácono Almiro de Sousa pela imposição de mãos do Bispo de Santarém Dom Flávio Giovenale foi ordenado sacerdote . O serviço de consagração foi realizada na comunidade de origem Almiros "Do Espírito Santo " , nos arredores de Santarém. Todos os membros do Vicariato e cerca de 200 membros da comunidade e os familiares e amigos de Almiro participaram da cerimônia . Em seu discurso , o bispo falou sobre a imagem do Bom Pastor. Como sacerdotes , somos chamados a ser " Bom Pastor " para o povo .  Ser chamado pastor é servir e e não "ser visto" ou " fazer show". Como Pastor o sacerdote deve , por vezes, vá em frente e encontrar caminhos novos, mas deve também está atrás, no segundo plano e deixar as pessoas caminhar e procurar formas e ele deve estar sempre no meio do rebanho  para conhecer seu povo e aprender com ele.
No dia seguinte, o "Domingo do Bom Pastor " o Pe. Almiro  celebrou sua primeira missa com sua comunidade. A celebração esta noite de domingo foi muito simples, mas  com uma recepção calorosa e um momento auténtico no meio da pequena comunidade.
P. Almiro é o terceiro membro do Vicariato . Até o final de julho, ele estará na paróquia de " Nossa Senhora de Guadalupe ", em Belém Ananindeua no serviço e , em seguida, voltará para Altamira. Os parabéns sinceros e bons votos e as bençãos de Deus ao Pe. Almiro e força e perseverança em seu caminho como um Missionário do Preciosíssimo Sangue.

 

FaceBook  Twitter  

... Para os Missionários do Sangue de Cristo (CPPS). No dia 15 de agosto, dia da fundação da congregação dos Missionários Ir. Almiro de Sousa deu sua promessa definitiva pela vida religiosa e pela vida na congregação.

Almiro nasceu em 1980 em Santarém. No ano 2002 ele iniciou o processo formativo na congregação no seminário da CPPS. O propedêutico e a filosofia ele absorveu no Instituto Regional de Formação Presbiteral da Arquidiocese de Belém. Em 2006 Ele foi por um ano para Guatemala participando de um ano especial de formação da congregação. A partir de 2007 ele estudou teologia na Universidade Javeriana em Bogotá/Colômbia. Desde o ano passado Almiro está em Altamira e participa no trabalho pastoral da Paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Para o momento da incorporação definitiva na congregação nesta quinta-feira chegaram pessoas de todas as comunidades da paroquia e quase lotaram a igreja de N.S. do Perpétuo Socorro. Era um momento bem festivo e emocionante. Depois da celebração eucarística todo mundo se reuniu para um coquetel no barracão da comunidade.

 

Almiro é o terceiro membro brasileiro da congregação.

Rumo ao bicentenário da congregação em 2015 o dia de ontem foi um presente especial para os missionários e para a Igreja do Xingu.

FaceBook  Twitter  

Na véspera do dia de São Gaspar, no dia 20 de Outubro, Almiro de Sousa recebeu o através da imposição das mãos do Bispo de Santarém, Dom Flávio Giovenale o ministério diaconal. Almiro é o membro mais jovem do Vicariato Brasileiro dos Missionários do Sangue de Cristo.

Por volta de 500 pessoas da paróquia a qual Almiro pertenceu se reuniram para este momento festivo. Na celebração eucarística Dom Flávio destacou que o ministério do diácono consiste no serviço aos pobres e sofridos. Apontando São Gaspar o bispo disse que o apoio aos não privilegiados e pequenos fosse o carisma original dos Missionários do Sangue de Cristo. Ele chamou Almiro a realizar seu ministério com coragem e fidelidade e a ajudar as pessoas sofridas não na busca de uma resposta porque sofrer, mas sim na procura de um caminho “como será possível carregar a cruz”. O amor pelo próximo, o mesmo amor que Jesus Cristo mostrou, é a base deste ministério.

A celebração terminou com um pequeno coquetel oferecido pela comunidade local.

Parabéns ao novo escolhido diácono e as bênçãos de Deus para todos os dias de seu ministério.

Ordenação Diaconal de Almiro de Sousa em Santarém - Pará.

 

FaceBook  Twitter  

Este pequeno percurso histórico foi elaborado para comemorar 75 anos de presença da Congregação dos Missionários do Sangue de Cristo no Brasil e na região do Xingu. O tempo não parou deste momento e os últimos anos mostraram que novos desafios estão na nossa frente.

 

Quem sabe de onde está chegando se tornará capaz de enxergar para onde está indo!”

Anotar a história não é um momento de glorificar o passado, mas sim um ato de se encaminhar para um futuro. O caminho desafiou uma presença mais pioneira nas décadas passadas e provavelmente hoje uma presença reconciliadora numa sociedade que está se modernizando e transformando a cada dia.

Agradecemos a Deus pela graça que nos guiou todo este tempo e agradecemos também a tantos companheiros e companheiras que ajudaram e colaboraram nesta obra divina. Confiante na benção de Deus vamos tocando em frente para anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo para que “todos tenham vida em abundância.

 

Altamira, 30 de janeiro de 2012

Pe. Michael Rohde, CPPS

Vigário Provincial e Diretor do Vicariato Brasileiro dos

Missionários do Sangue de Cristo