A Prelazia do Xingu realizou nos dias 24 a 26 de abril de 2014 a 1ª reunião do Conselho de Pastoral deste ano com a participação de 89 agentes de pastorais entre os quais, bispo, padres, religiosas, religiosos e leigos e leigas que atuam em diversos serviços pastorais das 777 comunidades eclesiais de nossa Prelazia1.

Este encontro de fé, comunhão e partilha foi fortalecido pela realização da Celebração do Crisma (Santos Óleos) realizada no dia 24/04 na Catedral , onde nossos sacerdotes junto e com o povo de Deus do Xingu renovaram suas promessa sacerdotais junto a Deus .

Assim o encontro realizado destacou-se em três pontos importantes:

  • Olhar a realidade atual pelo olhar da fé diante do tráfico humano através de uma visão antropológica do surgimento deste mal nas relações da humanidade e da ótica da experiência cristã de fraternidade pautada na liberdade e dignidade humana, considerando também a visão sociológica desta questão nas várias regiões pastorais que constituem esta Prelazia. E juntos apontar luzes para melhor atuação da Igreja diante desta questão no chão sagrado do Xingu.

A professora Mestra Ivana de Oliveira Gomes, o professor Doutor Paulo Lucas da Silva (Universidade federal do Pará), Pe. Vicente Zambello e D. Erwin Krautler com seus conhecimentos enriqueceram nossa reflexão;

  • os encaminhamentos em preparação a 7ª Assembleia do Povo de Deus da Prelazia do Xingu a realizar-se de 13 a 16 de novembro de 2014;

  • E a partilha de experiências e desafios pastorais dos diversos serviços e organismos eclesiais voltados a evangelização e presença ativa e efetiva na sociedade.

Foi um momento propício para renovarmos como povo de Deus do Xingu o nosso compromisso com a defesa da vida e na luta por justiça sempre seguindo o conselho de nossa Mãe Maria: “Fazei tudo o Que ele vos disser”! (Jo 2,5) sendo sempre uma Igreja samaritana, profética, comunitária, orante e missionária.

1.Paróquia Sagrado Coração de Jesus- Catedral, Paróquia Imaculada Conceição, Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro(Altamira), Paróquia SS. Corpo e Sangue de Cristo(Brasil Novo), Paróquia Imaculada Mãe dos Pobres(Medicilândia), Paróquia Nossa Senhora de Fátima(Uruará), Paróquia Nossa Senhora Aparecida(Placas), Paróquia de São Félix (S. Félix do Xingu), Paróquia Nossa Senhora Aparecida(Tucumã), Paróquia Santa Rita de Cássia (Ourilândia do Norte), Paróquia Santo Antônio (Gurupá), Paróquia São Braz (Porto de Moz), Paróquia São Francisco Xavier (Souzel), Paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (Vitória), Paróquia Santa Luzia(Anapu), Área Pastoral Assurini, Área Pastoral Nossa Senhora de Guadalupe (Belo Monte)