FaceBook  Twitter  

Anapu, Pará – 11 de junho de 2013

 

No ano 2011, o governo municipal de Anapu assinou um TAC com o Ministério Público Federal se comprometendo a fazer diminuir o desmatamento ilegal no município. Este acordo não foi cumprido. Terminou Anapu sendo uma sede para a Operação Onda Verde de IBAMA. Uma das exigências do TAC foi 80% dos agricultores do município cadastrados no CAR para poder fazer roça de forma legal.

Desde janeiro deste ano nós agricultores e agricultoras do Comitê em Defesa de Anapu (CDA) tem dialogado com SEMA, INCRA, IBAMA, EMATER, a Prefeitura de Anapu, a Câmara Municipal, e o Governo Federal em Altamira sobre esta situação de CAR, pois um grande número das famílias da agricultura familiar não conseguem fazer o CAR, sendo a razão principal a complexa situação fundiária no município. Os agricultores vêm tentando fazer o CAR, mas a maioria encontra barreiras por estar morando e trabalhando em lotes “sob judice”. A preparação da roça para o próximo ano começa nestes meses de junho e julho. Sem CAR entendemos que nós agricultores não vamos poder fazer roça. Acontece que sem roça tanto nossas famílias como a maioria das famílias do município vão passar fome no próximo ano. Deixar a situação no pé que está seria uma falta de respeito muito grande para com nós agricultores e nossas famílias, pois somos nós que produzimos o feijão, carne, verdura, farinha e fruta para Anapu durante o ano todo.

 

Depois de 5 meses e meio de dialogo sem saída, nós agricultores e agricultoras entendemos que não há solução legal neste momento. SEMA não permite a emissão de CAR em áreas “em conflito e sob judice”. Mas roça tem que ter, tanto para as nossas famílias como para as famílias da cidade de Anapu e redondeza. Tomamos a decisão de preparar nossas roças como sempre fazemos, TENTANDO SER LEGAL quando somos FORÇADOS A SER ILEGAL! Criamos os 10 Mandamentos das Roças da Agricultura Familiar de 2013. Vamos lançar estes 10 Mandamentos numa mobilização municipal, na segunda-feira, 17 de junho às 9 horas da manhã na praça única de Anapu. Confiamos na compreensão e colaboração dos senhores e senhoras, pois acima de tudo temos que DEFENDER a VIDA da natureza toda, humana e ambiental.

 

Contamos com sua presença e colaboração.

Os agricultores e as agricultoras da agricultura familiar de Anapu, Pará

 

10 MANDAMENTOS DAS ROÇAS DA AGRICULTURA FAMILIAR DE 2013!

1. UTILIZAR SOMENTE 3 HECTARES, 10 LINHAS. A LEI REGULA 3HA POR LOTE! SE AUMENTAR ENTRA NA ILEGALIDADE.

2. APROVEITAR PRIMEIRAMENTE A JUQUIRA BAIXA.

3. QUEM SÓ TEM MATA CUIDADO NO DESMATAR, NADA DE DERRUBAR CASTANHEIRA: DEFENDÊ-LAS DO FOGO SEMPRE!

4. UNIÃO E MOBILIZAÇÃO MOSTRANDO O PROBLEMA PARA O PÚBLICO E ATRAVÉS DA IMPRENSA.

5. LUTAR PELA LEGALIDADE SEMPRE, NO MOMENTO, NÃO NOS ENTENDERAM.

6. PLANTAR A AGRICULTURA FAMILIAR COMO: ARROZ, FEIJÃO, ABOBORA, MILHO,CACAU, FRUTA, MANDIOCA, ETC.

7. NÃO VENDER MADEIRA.

8. CUIDADO E PRUDÊNCIA COM O FOGO. ACEROS BEM FEITOS- FOGO SÓ DEPOIS DE 15:30 H.

9. PROCURAR FAZER ROÇAS COMUNITÁRIAS EM VEZ DE AUMENTAR AS 3 HÁ POR LOTE.

10. RESPEITAR APP, AÇAIZAL, A FLORESTA, AS ÁGUAS, A NATUREZA.


 

Estamos tentando nos legalizar e no entanto nos forçam à ilegalidade.


 

MOBILIZAÇÃO NO DIA 17 DE JUNHO

17 DE JUNHO - MOSTRAREMOS NOSSO PROBLEMA PARA O PÚBLICO E A IMPRENSA

- RASGAREMOS A MULTA JUNTOS. TENTAMOS SER LEGAL, MAS NÃO NOS ATENDERAM