FaceBook  Twitter  

PROPOSTA DA CATEQUESE

 

ANO B – EVANGELHO DE MARCOS

 

Nesta apostila, continuando as folhas do Advento, Natal e Epifania, até o dia do Batismo do Senhor, queremos propor uma catequese modelada no estilo da Iniciação à vida Cristã e do catecumenato.

O Objetivo geral da 7º Assembleia do povo de Deus celebrada na Bethânia, em 2014, assume esta ação evangelizadora: “A Igreja, povo de Deus no Xingu, para ser fiel à missão profética e à pratica libertadora de Jesus Cristo, ouvindo o clamor do povo e à luz da Palavra de Deus, compromete-se com alegria a viver sua opção pelas excluídas - os, querendo ser acolhedora, samaritana, comunitária, orante e missionaria, a resgatar os valores da família e a incentivar a iniciação à vida cristã no anuncio, no testemunho, no serviço e no diálogo, a caminho do Reino definitivo”.

Para a caminhada da catequese, queremos destacar o incentivo a iniciação à vida cristã”. Este processo de iniciação é muito importante para a renovação da nossa catequese, para que o ir além da meta dos sacramentos e realizemos na catequese, uma novo estilo de vida cristã, aberto ao Reino de Deus.

Trata-se de começar um catecumenato que abraça toda a catequese e aponte para a totalidade da vida cristã das comunidades, das crianças com as famílias, tendo os - as catequistas como discípulos missionários à serviço da Palavra, protagonistas desta missão.

Este instrumento de catequese para a iniciação da vida cristã, é apenas um subsidio nesta direção. E’ um instrumento de introdução à vida cristã.

Este instrumento de catequese começa com o tempo da Quaresma.

A Quaresma é tempo de conversão preparando a Páscoa do Senhor.

Na Páscoa do Senhor celebramos a Ressurreição e a vida de Jesus, o Senhor, e com Ele os sacramentos da Iniciação Cristã no seio da Igreja: Batismo, Crisma e Eucaristia, para a glória de Deus, para a vida da humanidade e do planeta Terra.

A Quaresma é tempo de catecumenato, de catequese para preparar os fieis a acolher os sacramentos da Iniciação Cristã, na comunidade. A comunidade é sinal, sacramento de Cristo no meio do povo. As crianças, os catequizandos fazem esta caminhada em família, na catequese, na comunidade, participando da celebração do domingo – dia do Senhor – e renovando a vida (DAp, Iniciação Cristã n° 286-299)

Os bispos do Brasil apresentam a Igreja como casa da iniciação à vida cristã (CNBB 94, nº 37). Nós queremos, com este instrumento, ajudar a fazer da catequese o espaço do caminho, do começo, da introdução, da porta de entrada, do início da vida cristã.

 

 

Pe. Vicente - Baixe aqui sua cartilha de catequese