Pastoral da Juventude

FaceBook  Twitter  

Durante os dias 2, 3 e 4 de dezembro, a Pastoral da Juventude da Prelazia do Xingu (PJX), esteve reunida na paróquia Nossa Senhora Auxílio dos Cristãos (Vitória do Xingu). Com representação das 6 regiões (Alto Xingu, Médio Xingu, Baixo Xingu, Transleste, Transoeste e Altamira). Compartilhamos nossos desafios e nos aprofundamos no conhecimento concreto das nossas realidades.

N a noite de sexta-feira, após o jantar, tivemos uma mística de abertura que teve a participação do Pe. Bosco, Pe. Lucas e Dorismeire do Centro de Pastoral. Refletimos sobre o evangelho das Bem Aventuranças, e percebemos que a sede de justiça, da qual a prelazia do Xingu carrega em sua história, será saciada.



 

Durante o sábado, tivemos o espaço da manhã e tarde conduzido pela assessoria do Fábio Barros (Casa de Educação Popular), ex representante do Regional N2 na Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude (2009/2012). Seguindo o método das CEB’s (Ver, Julgar e Agir), com base no documento subsídio em preparação para a ampliada Nacional da Pastoral da Juventude, Fábio fez uma análise de conjuntura da situação atual que nosso país e nosso regional enfrenta. Durante a tarde, iluminados pela luz da palavra divina, confrontamos a palavra de Deus com a nossa realidade, e percebemos que as dificuldades das quais vivenciamos só poderão ser superadas com muita oração e obediência aos princípios e ensinamentos libertadores do evangelho.


 


 

 

Na manhã de domingo (agir) conduzida pela Irma Cléa (Setor Juventude), vivenciamos uma preparação e reflexão visando a construção e formação de uma equipe de coordenação da PJX. Iluminados pela leitura de Mateus 4, 18-22, os representantes das diferentes regiões fizeram suas indicações, das quais reuniram-se ao final, ficando a equipe da seguinte forma:

Coordenadores: Danyllo Worlan (Brasil Novo) Júlio Augusto (Altamira)

Secretaria: Josineura Cabral (Vitória do Xingu) e Natália (Altamira)

Financeiro: Franciely (Gurupá) Jailson Junior (Anapú)

Comunicação: Diogo Suk (Brasil Novo) Eduardo Medeiros (Anapú)

 

Ao final do encontro, com o privilégio da benção do Bispo Dom João Muniz, enceramos um capítulo da história de nossa pastoral, e iniciamos outro.

Que Deus possa abençoar os passos desta Pastoral de agora em diante. E crentes na esperança de dias melhores para a juventude de nossa Prelazia, que esse instrumento de evangelização se fortaleça cada vez mais.


 

 

 

FaceBook  Twitter  

CARTA AOS JOVENS

Amigas e amigos jovens do Xingu,

        A Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro foi um evento que ninguém esquece tão cedo. Quem esteve no Rio até hoje está vibrando quando lembra os dias que passou na Cidade Maravilhosa. Mas as pessoas que participaram através dos meios de comunicação também sentiram a alegria da juventude e sua paixão por um mundo de paz e justiça, sonhado por Jesus para todos os seres humanos. Marcou-nos a todos o carisma de nosso Papa Francisco, suas palavras e seus gestos. Lembro com carinho sua exclamação: “Queridos jovens, o Senhor precisa de vocês! Ele chama a cada uma, cada um de vocês para segui-lo na sua Igreja e ser missionária, missionário”.

        E qual é o lugar em que seguimos a Jesus e exercemos a missão que o Papa nos pede? É no Xingu! O Xingu é o “chão sagrado” onde anunciamos e vivemos a Boa Nova de Jesus.

        Há diversas explicações da palavra Xingu. Há quem diz que significa “Casa de Deus”. Creio que os mais indicados a explicar o que é o Xingu são os primeiros habitantes desta terra. Os índios Kayapó chamam o Xingu de “By-Tire”. “Tire” significa: grande, majestoso, imenso.  Mas a sílaba “By” é que esclarece o que o Xingu é. A tradução de “by” é: “misterioso”,“surpreendente”, “sagrado”. Então, queridas e queridos jovens, este Xingu “sagrado” é o nosso “chão sagrado” em que vivemos a nossa vocação de “discípulos missionários”.

        O terceiro CONJOX será uma oportunidade ímpar de reafirmarmos o nosso compromisso e de mais uma vez nos colocarmos diante de Deus e de seu Povo exclamando do fundo de nosso coração: “Eis-Me Aqui, Envia-Me” (Is 6,8).

                Com um cordial abraço de seu bispo e irmão,

 

Dom Erwin

 

Baixe o subsídio de preparação e informativo do III CONJOX aqui.